Corpo Completamente Para Muita Fit na Sua Vida

Não tem sensação mais gostosa do que a de bem-estar... Por isso, FIT na sua vida, pois uma vida light deixa as amizades mais gostosas, os acontecimentos mais leves e transforma o exercício em muito mais do que um hábito, faz dele um prazer.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Água e Suor!

Sabemos que diariamente precisamos de, no mínimo, dois litro de líquidos para equilibrar as perdas do corpo em geral. Se isso é considerado essencial no dia-a-dia, já imaginou o que é necessário durante um esforço intenso, para manter uma boa nutrição desportiva?
Quando o corpo aquece, a produção de suor ajuda a reduzir a temperatura. A taxa de suor pode varia entre indivíduos, e aumenta com um maior esforço e em ambientes mais quentes. Os líquidos e bebidas são importantes para suas estratégias de competição, por isso é uma boa prática nutricional começar a desenvolver bons hábitos de consumo de líquidos. Para uma boa nutrição desportiva, é fundamental ser organizado e beber bastante líquidos durante o dia.

terça-feira, 29 de março de 2011

10 motivos para você pedalar já

Andar de bike emagrece, modela as pernas, melhora o fôlego, alivia o stress e deixa a gente feliz. O melhor é que, além de fazer bem para o corpo e para a cabeça, preserva o meio ambiente e garante um futuro melhor. Então, força no pedal: use a bicicleta como meio de transporte alternativo e descubra um jeito delicioso de entrar em forma e salvar o planeta

Por Christina Biltoveni


Sabe aquele dilema: “É melhor casar ou comprar uma bicicleta?” Se quer ficar em forma, levantar o astral e colaborar com o planeta, aposte na segunda opção. Pedalar é tudo de bom para deixar o corpo malhado e a mente tranqüila. Sem contar que a bike não polui o ambiente e não faz barulho, garantindo um mundo melhor. 

1. Emagrece

Andar de bike é um exercício aeróbico, portanto queima calorias. O valor exato varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o ritmo de cada pessoa. Mas a média é de 400 calorias por hora (para uma mulher com 60 quilos). 

2. Aumenta o fôlego

Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem pedala habitua os pulmões a essa sobrecarga.

3. Deixa as pernas torneadas

A musculatura dessa região é bem solicitada durante a pedalada. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto – nada que se iguale a um treino de musculação. Mas como andar de bike também queima o excesso de gordura, a definição fica evidente.

4. Exercita a cabeça

O momento em que você está em cima da bike é aquele em que as grandes idéias surgem. Esse fato tem tudo a ver com o exercício. Fazer uma atividade aeróbica regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. Porém, isso regride quando você pára de se exercitar. 

5. Economiza dinheiro

Ao trocar o carro pela bike, você deixa de gastar uma tremenda grana com combustível. Isso significa um bom saldo na conta bancária.

6. Alivia o stress

Como qualquer outro exercício, pedalar estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Ou seja: ao final da pedalada, você vai ganhar uma tremenda disposição para enfrentar o dia-a-dia. 

7. Ajuda a salvar o planeta

Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2 ). E a maior parte dele vem da queima de combustíveis. Esse gás, quando presente na atmosfera, forma uma barreira, impedindo que a radiação solar refletida pela superfície da Terra volte para o espaço – criando, assim, o efeito de uma estufa. Com isso, as temperaturas do ar, dos oceanos e dos lagos aumentam e as funções dos ecossistemas começam a mudar. Segundo especialistas, já existe um volume de CO2 na atmosfera que vai afetar a nossa vida por mais de 100 anos. Ao andar de bike, você não lança dióxido de carbono, ajudando a reduzir as concentrações do gás e deixando o planeta menos poluído. 

8. Previne doenças

Se pesquisar a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente, vai perder alguns dias de tantos estudos que existem... Quem pedala mantém o organismo ativo e não deixa que vários mecanismos enferrugem. Você fica resistente a várias doenças, como osteoporose e problemas cardíacos.

9. Dribla os congestionamentos

A bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido nas grandes cidades na hora do rush, perdendo apenas para a moto. Mas é preciso ficar atenta às normas de segurança para circular no meio do trânsito (veja no site).

10. Facilita conhecer a cidade

Presa dentro do carro, você nem imagina quanta coisa bacana é possível encontrar nas ruas e avenidas da região onde mora. Sentada na bicicleta, além de sentir aquele vento gostoso no rosto, que dá sensação de liberdade, seu campo de visão se amplia e você consegue visualizar melhor o ambiente.

O mundo em duas rodas

É cada vez maior o número de cidades que estimulam o uso da bicicleta como meio de transporte. Em Paris, o hit do verão foi o Vélib, sistema público que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. As bikes ficam disponibilizadas ao lado de estações de ônibus e de metrô. Você paga uma taxa de 1 euro (2,60 reais) e pode usar a bicicleta por meia hora. Na Espanha, há o Bicing, um sistema parecido, que também integra as bikes ao transporte público. A Holanda tem 17 mil quilômetros de ciclovias; na Alemanha, são mais de 4 mil quilômetros de vias exclusivas para bicicletas e cerca de 74 milhões de bikes para quase 83 milhões de habitantes. Em todas as estações de metrô ou trem existem bicicletários. Empresas que alugam bikes aproveitam o mercado promissor. Nos grandes centros alemães, há o sistema Call a Bike (Chame uma bicicleta): as bicicletas ficam espalhadas pelas ruas das cidades com uma trava interna, que só é liberada depois que você faz o pagamento para a empresa via telefone. Após usar, basta deixar a bike em um dos vários pontos de devolução para o próximo interessado. O Call a Bike custa 2,50 euros (6,50 reais) por hora.

Fonte: Revista Boa Forma

segunda-feira, 28 de março de 2011

Novidades

Tá bom, sabemos que cada um tem um gosto diferente. Por isso, as academias investem cada vez mais na variedade de aulas. Na Espaço Fit Recanto não poderia ser diferente. Sem desculpas para malhar, o mês de abril começa com muitas novidades.

Fique por dentro!

(clique para ampliar)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Rafa e Tuco no Gazeta

Os atletas Rafael Falsarella e Tuco sairam no Gazeta de hoje! Dê uma olhada! Vale a pena!

(clique para ampliar)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dados Curiosos

De acordo com uma pesquisa do Sistema Único de Saúde (SUS), aproximadamente 30% da população brasileira é sedentária.

Isso é muito preocupante, pois com o aumento de peso da população (40% dos brasileiros apresentam problemas com excesso de peso), faz aumentar o número de pessoas que desenvolvem diabetes e hipertensão - doenças que são controláveis de acordo com a rotina saudável de cada um. 

Conheça alguns passos para não desistir da malhação, principalmente nos dias chuvosos e com a chegada do clima mais fresco. 

- Pratique uma atividade a qual você se sinta bem. É muito importante aprender a gostar de se exercitar e o fazer com o mínimo de prazer;
- Estabeleça uma rotina: O fundamental para não desistir da ginástica é torná-la um hábito. Segundo os especialistas, depois dos três primeiros meses, todos os treinos se tornam mais agradáveis;
- Descubra um objetivo: O estímulo fará com que a academia esteja em seus planos como comprar um carro novo. Mas é importante ter metas mensais para renovar a sua vontade de ir aos treinos;
- Não caia na mesmice: Não existe nada mais chato do que fazer os mesmos exercícios todos os dias;
- Se possível, tenha uma companhia para treinar. Apelar para aquela sua amiga nessas horas é infalível. 

terça-feira, 22 de março de 2011

Fit no Gazeta

Os novos colaboradores da Espaço Fit estão no Gazeta de hoje! Confiram!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ribeirãopretanos no Troféu Brasil 2011

Os atletas locais estão mostrando que não estão nas competições para brincadeira. João Arthur Chaves, mais conhecido como Tuco, e Rafael Falsarella subiram no pódio nesse domingo, dia 20 de março, na primeira etapa do Troféu Brasil, que aconteceu em Santos. Tuco conquistou o primeiro lugar na categoria Olímpico 35 à 39 anos e ficou em 3º lugar no geral, enquanto Rafael ficou em primeiro lugar na categoria Olímpico 30 à 34 anos e em segundo lugar no geral. A conquista é resultado de muito treino e disciplina dos atletas, que também estão se preparando para competir no IronMan 2011, que acontece em maio, em Florianópolis. 


sexta-feira, 18 de março de 2011

Fit no Iron Man

Alguns atletas da Espaço Fit vão participar do IronMan 2011. Confiram a matéria que saiu na Revista Revide sobre o assunto!


(clique na imagem para ampliá-la)


(clique na imagem para ampliá-la)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Curtinhas

Olá Fits, 

Temos novidades curtinhas para vocês.

Aumentando a equipe

A Espaço Fit, preocupada em oferecer o melhor para seus alunos, investe sempre no espaço físico e, principalmente, na equipe profissional. Para isso, foi buscar na Europa dois professores altamente capacitados. Gustavo Evangelista e Fabíola Paganotti retornaram da Espanha e já fazem parte da marca Fit. Os profissionais, que durante quatro anos se especializaram em Barcelona, trazem muitas novidades para Ribeirão Preto. Com foco no treinamento consciente e em visualizar o ser humano por completo, os professores trazem métodos novos e muita bagagem. Quer saber mais? Se informe na Fit Personal ou na Recanto das Árvores!



Blog Novo

O nosso coordenador Rafael Falsarella e triatleta estreiou seu espaço nas mídias sociais. Rafa agora também tem seu blog, aonde conta um pouquinho sobre sua trajetoria esportiva, com diários sobre as provas e treinos que realiza. Confira também: http://rafaelfalsarella.blogspot.com/.

terça-feira, 15 de março de 2011

Erros e Acertos na Malhação


Frequentar a academia, suar a camisa e entrar em forma requer alguns cuidados especiais. Fique atento a eles e não prejudique a sua saúde.

- Atenção com  a postura da coluna durante o exercício físico. Por isso a importância de sempre estar acompanhado de um profissional especializado.

- Você deve tomar cuidado com a postura nos equipamentos de ginástica, como:  bicicleta, esteira e demais aparelhos para fortalecimento muscular. É importante saber a postura correta nesses equipamentos, fundamental para o bom desempenho dos movimentos no exercício.

- Carga nos exercícios: nunca coloque uma carga maior do que você suporta. Isso pode levar a uma sobrecarga do corpo e desgaste das estruturas e aparecimento de dor.

Peça para um profissional te avaliar e, preferencialmente, opte pela malhação na companhia de professores. A Espaço Fit conta com uma equipe capacitada para ajudar vocês nesse momento saudável.

quinta-feira, 10 de março de 2011

O bê-á-bá das provas

Conheça as distâncias mais frequentes em corridas de rua e escolha qual é a melhor para você encarar no seu próximo desafio!

Por Christina Biltoveni

Até 6 km: ideal para iniciantes,porque dá também para caminhar. O clima é de festa, com moçada, família, cachorro...

Até 10 km: para quem corre com alguma frequência e busca voos maiores. O astral é descontraído,mas já não tem clima de passeio.

Até 15 km: passar dos 10 km requer preparo físico, disciplina e muita disposição. As provas vão ficando gradativamente mais longas (há, por exemplo, percursos de 12 km) até atingir essa marca.

21,1 km: a meia-maratona é uma distância que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. É uma boa pedida se você já tem experiência em percursos de 10 km.

42,2 km: prova mais tradicional do atletismo, a maratona não é para qualquer um. Exige uma excelente preparação (grande parte dos corredores diminui consideravelmente o ritmo a partir dos 30 km). As mais badaladas são as de Nova York, Boston e Berlim.

Fonte: Revista Boa Forma

Bora treinar para a próxima prova? A Espaço Fit espera você!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Pós Carnaval

Depois de alguns dias de folia, chegou a hora de pegar firme na academia, não acha? Como diz a frase clichê: 'finalmente vai começar o ano'. Então, que tal pegar firme na academia?
Com certeza esses últimos dias foram repletos de bebidas alcoólicas, comidas exageradas e muita curtição. Ok, afinal, ninguém é de ferro.

Para começarmos o projeto saúde 2011, que tal uma dieta desintoxicante? O cardápio deve estar repleto de muito líquido, como sucos, chás e sopas, além de alimentos integrais, iogurtes e ingredientes leves. Abuse das verduras e legumes, principalmente de alimentos como abacaxi, maçã e couve manteiga, que possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação do organismo!
Além disso tudo, sem preguiça para retomar os exercícios. Afinal, você com certeza quer manter o seu corpo em forma para o próximo feriadinho!!!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Horário de Carnaval

Para vocês aproveitarem o feriado mais animado do Brasil, a Espaço Fit dá uma brechinha.

quarta-feira, 2 de março de 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

Carnaval está aí

Depois de alguns meses de malhação, finalmente chegou a recompensa: pular o carnaval. Entretanto, antes de seguir o trio elétrico, os blocos de rua e encarar um sambódromo, tenha cuidados com a sua alimentação.

O carboidrato nesse período é muito importante, pois garantem a energia necessária e diminuem o efeito do álcool. Além disso, muita água, sucos e liquídos para sambar à vontade sem causar desidratação!

Veja algumas dicas para antes, durante e depois da folia.

- Antes do Carnaval, mantenha uma alimentação saudável e balanceada, com muita fruta, verdua, legumes e, preferencialmente, carne branca.

- Durante a festança: aumenta-se o consumo de energia, por isso é importante acrescentar à alimentação reforço de carboidratos, como batata, arroz e massas.

- Fim de festa: se você exagerou nos drinks, vai uma dica da vovó. A velha canja é um ótimo remédio para curar a ressaca. A combinação de arroz, cenoura e frango cozidos funciona como excelente desintoxicante.

Depois de tanto festejo, bora retornar para o hábito saudável e malhação!